sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Ivete Sangalo, Rosa Passos - Dunas

PAU-BRASIL
o pau branco hegemônico
metido à torto e à direto
suposto direito histórico
de violar mulheres
o pau à pique
de arara
pau de sebo
o pau patriarcal
cara e orgulho nacional
A COLONIZAÇÃO FOI PELO ÚTERO
matas virgens
virgens mortas
A COLONIZAÇÃO FOI UM ESTUPRO


Luiza Romão

Descubro cada vez mais que o paraíso são os outros. Vi num livro para adultos. Li só isso: o paraíso são os outros. A nossa felicidade depende de alguém. Eu compreendo bem.


Valter Hugo Mãe 


quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

FÉLIX GUATTARI : um criador de conceitos


 

O QUE É UMA PSIQUIATRIA MENOR?

É uma psiquiatria da alma. Não a alma usada nas religiões, mas a alma do mundo, a alma das coisas,  aquilo que se desloca veloz : o pensamento. A psiquiatria cuida disso. Ou deveria...

Uma psiquiatria menor busca captar o paciente através de percepções finas e encontrá-lo onde jamais alguém o encontrou. Uma ética de força e criação guia suas ações, mesmo as farmacológicas.

Seu instrumento de pesquisa e intervenção prática (clínica) é uma psicopatologia aberta às mil influências (saberes) do que está longe e ao mesmo tempo perto de nós. Seu objetivo maior é sondar o fora como ligação ao cosmos aqui na Terra. É uma psiquiatria do real.

Considera, antes de tudo, os corpos-em-relação, os corpos-em-vibração, os corpos-em-intensidade, enfim, um mundo invisível que se expressa no paciente: afetos. 

A política existe como trama de poder onde a psiquiatria está incluída. No entanto, para além ou aquém do regime binário direita/esquerda, ela é apaixonada pela diferença, pela singularidade e pelo múltiplo. 

Uma psiquiatria menor é grande. Psiquiatras neuro-maníacos lhe são estranhos.


A.M.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Bella Figura. Jiri Kylian. Netherlands Dance Theater.

ANO NOVO, VELHO FASCISMO

Um inquérito aberto na Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo investiga denúncia de ameaça à jornalista Natuza Nery, da GloboNews, feita por um policial civil. O fato ocorreu na noite de segunda-feira (30), quando a jornalista estava em um supermercado na região de Pinheiros, na capital paulista. A informação é da colunista  Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo

Segundo testemunhas, o policial se aproximou de Natuza Nery e perguntou se ela era “a Natuza Nery da GloboNews”. A seguir, disse que tanto a jornalista quanto a emissora seriam responsáveis pela situação do país, completando que pessoas como ela “merecem ser aniquiladas”.

Ainda de acordo com relatos, quando o policial estava no caixa, ele continuou a ofender a jornalista. Uma mulher que acompanhava o homem tentou intervir, pedindo que ele parasse com os ataques e afirmando que a famosa estava apenas desempenhando sua função profissional.

(...)

ICL Notícias, 01/01//2025, 09:05 hs

Oscar Peterson Trio 1965

Furtivo


Passeando num jardim inexistente

Encontrarás uma mulher ausente ...


Segue-a. Fala-lhe. Espera que ela te olhe,

Beija-lhe a mão antes que se desfolhe,


Depois, no ouvido, dize-lhe o que sentes,

Expressa-lhe, em palavras balbuciantes,


Com voz arfante e comoção sincera

A paixão que te faz tremer os dentes ...´



Dante Milano