sábado, 25 de janeiro de 2025

NÃO HÁ MAIS O LADO DE FORA

Para Marx, e esse era o ponto que mais interessava a Deleuze em Marx, o capital opera reconfigurando fronteiras entre exterior e interior. O capital não pode funcionar dentro dos limites de um território e população fixa, possui uma tendência a expandir-se, um sistema imanente que não pode parar de se expandir, o limite do capitalismo é o próprio capital. Lembremos também que o Estado, para Marx, pode ser entendido como a diretoria executiva que administra os interesses capitalistas, portanto, o Estado está a serviço do capitalismo. Império é a forma de soberania que se configura na realização universal do mercado.Quando não há mais um lado de fora, o poder se torna um regime geral de dominação da vida, e, quando o poder envolve a vida, a vida também envolve o poder, ou seja, a vida se torna, além de alvo do poder, campo de resistência ao poder. É nesse sentido que a política se tornou biopolítica. É por isso que a mudança da modernidade para a pós-modernidade acarreta outras necessidades teóricas, isto é, novos conceitos para entender um novo engendramento de forças.

(...)

Bruno Andreotti - do artigo "A desmaterialização do imperialismo: o conceito de Império de Antonio Negri" (2005)

sábado, 4 de janeiro de 2025

TEATRO POÉTICO: SÓ PARA LOUCOS

A linguagem poética constitui um território de significações que escapa às coordenadas da razão. Há sempre um sentido a produzir. Desse modo, a busca de singularidades existenciais é facilitada pela aventura de se ler um poema e implicar-se a ele. O que isso quer dizer? Quer dizer formar e firmar conexões afetivas com um ou muitos pedaços do poema ou do poema como um todo, mesmo sabendo que não há todo. Não há todo porque as multiplicidades heterogêneas do texto nunca fecham um sistema ou tamponam um devir. O processo do desejo é irreversível. Ou seja, sem volta. A poesia é isso: multiplicidades do leitor se ligando a multiplicidades do poema na busca de... uma diferença. Ler um poema não é como ler um ensaio de sociologia, por exemplo, mas sim escutar os versos como se escuta uma música ou se sente no corpo as vibrações das cores de um quadro de Emil Nolde, ou no mesmo corpo e ao mesmo tempo o ritmo de um improviso de jazz, ou uma coreografia de Pina Baush, um solo de João Bosco, um gol de bicicleta... Poesia não foi e não é feita para interpretar porque ela já é uma interpretação ou mil, cem mil interpretações da realidade. Ou a própria realidade, a realidade em si-mesma. Quando se está apaixonado (isso deveria ser sempre) a poesia cobre e recobre as superfícies do mundo numa película fina de delicadeza, suavizando os pedregulhos das estradas mais longínquas e inóspitas. Tal como em "Asas do Desejo" (Wim Wenders, 1987), o anjo amante do tempo está transfigurado por avistar a trapezista no seu camarim, não por ele ser um anjo, mas por haver entrado num devir-humano, devir-mundo, devir-risco, devir-perigo, devir-paixão, devir-amar. 


A.M.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Ivete Sangalo, Rosa Passos - Dunas

PAU-BRASIL
o pau branco hegemônico
metido à torto e à direto
suposto direito histórico
de violar mulheres
o pau à pique
de arara
pau de sebo
o pau patriarcal
cara e orgulho nacional
A COLONIZAÇÃO FOI PELO ÚTERO
matas virgens
virgens mortas
A COLONIZAÇÃO FOI UM ESTUPRO


Luiza Romão

Descubro cada vez mais que o paraíso são os outros. Vi num livro para adultos. Li só isso: o paraíso são os outros. A nossa felicidade depende de alguém. Eu compreendo bem.


Valter Hugo Mãe 


quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

FÉLIX GUATTARI : um criador de conceitos


 

O QUE É UMA PSIQUIATRIA MENOR?

É uma psiquiatria da alma. Não a alma usada nas religiões, mas a alma do mundo, a alma das coisas,  aquilo que se desloca veloz : o pensamento. A psiquiatria cuida disso. Ou deveria...

Uma psiquiatria menor busca captar o paciente através de percepções finas e encontrá-lo onde jamais alguém o encontrou. Uma ética de força e criação guia suas ações, mesmo as farmacológicas.

Seu instrumento de pesquisa e intervenção prática (clínica) é uma psicopatologia aberta às mil influências (saberes) do que está longe e ao mesmo tempo perto de nós. Seu objetivo maior é sondar o fora como ligação ao cosmos aqui na Terra. É uma psiquiatria do real.

Considera, antes de tudo, os corpos-em-relação, os corpos-em-vibração, os corpos-em-intensidade, enfim, um mundo invisível que se expressa no paciente: afetos. 

A política existe como trama de poder onde a psiquiatria está incluída. No entanto, para além ou aquém do regime binário direita/esquerda, ela é apaixonada pela diferença, pela singularidade e pelo múltiplo. 

Uma psiquiatria menor é grande. Psiquiatras neuro-maníacos lhe são estranhos.


A.M.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Bella Figura. Jiri Kylian. Netherlands Dance Theater.

ANO NOVO, VELHO FASCISMO

Um inquérito aberto na Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo investiga denúncia de ameaça à jornalista Natuza Nery, da GloboNews, feita por um policial civil. O fato ocorreu na noite de segunda-feira (30), quando a jornalista estava em um supermercado na região de Pinheiros, na capital paulista. A informação é da colunista  Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo

Segundo testemunhas, o policial se aproximou de Natuza Nery e perguntou se ela era “a Natuza Nery da GloboNews”. A seguir, disse que tanto a jornalista quanto a emissora seriam responsáveis pela situação do país, completando que pessoas como ela “merecem ser aniquiladas”.

Ainda de acordo com relatos, quando o policial estava no caixa, ele continuou a ofender a jornalista. Uma mulher que acompanhava o homem tentou intervir, pedindo que ele parasse com os ataques e afirmando que a famosa estava apenas desempenhando sua função profissional.

(...)

ICL Notícias, 01/01//2025, 09:05 hs

Oscar Peterson Trio 1965

Furtivo


Passeando num jardim inexistente

Encontrarás uma mulher ausente ...


Segue-a. Fala-lhe. Espera que ela te olhe,

Beija-lhe a mão antes que se desfolhe,


Depois, no ouvido, dize-lhe o que sentes,

Expressa-lhe, em palavras balbuciantes,


Com voz arfante e comoção sincera

A paixão que te faz tremer os dentes ...´



Dante Milano