O QUE É ISSO?
A extrema direita no Brasil vem cursando com e através de linhas subjetivas delirantes. São afetos de destruição ocultos por fundamentalismos de toda ordem.
Não se sabe quando isso começa, mas é possível situar em 2018. Não que não atuasse antes, mas 2018 é o ano em que as fake news são alavancadas por uma candidatura à presidência que se tornou vitoriosa. Ou o contrário, tanto faz.
Existe hoje apenas o fato histórico da produção internética de uma visão de mundo marcada por valores antigos e autoritários.
No fundo, uma recusa "irracional" à democracia burguesa se tece na intentona do golpe.
Dizemos "irracional" porque isso não se coaduna com o projeto socialista, ao contrário.
O delírio da extrema direita fabrica suas metástases. Entre elas uma erosão de sentido invade a ideia de democracia e normatiza a subjetividade individuada do cidadão de bem. Um eu à deriva.
Surge então a figura caricata do patriota delirante. E os lideres dessa corrente neo-fascista se aproveitam. Extraem mais-valia de prestigio e o voto secreto para 2026.
Não há ideologia. Não há ilusionismos de classe, o que talvez dissesse uma análise marxiana. Ao contrário, tudo se passa naturalmente à luz do dia, levado pelo fluxo das mídias sociais.
Algoritmos do terror.
A.M.
A racionalidade dos objetivos desta extrema direita está na subjetividade que contagiam um bando de irracionais, sem conhecimento e adoecidos pelas fake News.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir