2 - O QUE É ALMA?
(Respondendo a Miguel)
"Alma" é um conceito muito antigo na história da filosofia. Sofreu a influência de várias doutrinas religiosas, entre elas, o cristianismo. Uma base teórica comum a situa na relação com o corpo. Neste sentido todo o campo das ciências do homem usa a alma como conceito chave para compreender as ações humanas. No entanto, essa tradição põe a alma "fora" do corpo ou "habitando" o corpo. Alma e corpo seriam substâncias separadas, o que se conclui na visão de Descartes (1596/1650): a alma é a consciência. Acredita-se nisso até os dias atuais, exceto na obra de alguns pensadores, entre eles, Nietszche, Espinosa, Freud, Groddeck, Deleuze, Guattari e Foucault. Tais pensadores desvalorizam a consciência como causa e princípio de ação. Ela, a consciência, é tão só um efeito. Para analisar o ser humano para além da consciência, há uma hipótese legítima e necessária: o inconsciente: invisível, enigmático, intrigante, ele é um criador de mundos. O conceito de Inconsciente substituiu o de alma. Melhor dizendo, o inconsciente é a própria alma. Força motriz (vitalidade) e potência de subjetivação (a diferença) ele é o mais "profundo" em nós. Daí se expressar imediatamente em processos corporais e se tornar o próprio corpo. Em suma, a alma é o corpo, e mais exatamente a alma é um corpo: visível como o da medicina e invisível como o de mil outros saberes. Não menos importantes.
A.M.
Que maravilha para Miguel ter um pensador e cientista a seu dispor. Ano passado e esse ano não foi possível fazer os seus bolos de aniversário, mas o farei nos seus 15 anos. A propósito, tem fotografias do seu bolo de 1 aninho? Ele cresceu, hein! Como o tempo voou.
ResponderExcluirTemos sim fotografias do bolo de 1 aninho ! Toda sua atenção, capricho e carinho com Miguel não foram esquecidos.
ResponderExcluirSó tenho a agradecer palavras tão doces.
ResponderExcluir