terça-feira, 18 de novembro de 2025

toda mulher é uma paisagem


a curva do sol nascente terra

invade as distâncias

viaja na linha das feiticeiras 

onde o arco-íris lambe cores

na primeira hora da manhã

e o lusco-fusco dos segredos

surge na penumbra da sala.

quem é essa mulher que decora

o universo das estrelas sem dono

e desce à margem dos tesouros

escondidos entre cometas azuis

e  cordilheiras sem precipícios.

quem me perturba as retinas

o êxtase de esperas tão lentas

com o beijo roçando as coxas

cor de seca  maciez de algodão.

quem não é pode ser não existe

nada além do sorriso criança 

antes que a madrugada finde

com o gosto dos seus líquidos.

é esta paisagem do tempo

que me move.



A.M

3 comentários:

  1. Depois me fala o que realmente quis dizer ao afirmar que toda mulher é uma paisagem. Eu não fui bem em interpretação de poemas, principalmente os líricos. Minha professora de teoria da literatura, do primeiro semestre, do curso de Letras da UESB, fez jus ao seu nome “Bárbara “. Disse que não tinha culpa se eu tinha passado no vestibular por sorte e bloqueou minha criatividade interpretativa.
    Ela foi barbara com B minúsculo por causa da sua falta de empatia e generosidade. Era ríspida e grosseira e não entendia de arte. Fui para final, mas, não sei, por qual motivo, fui aprovada. Ainda bem. Livrei-me das suas não aulas. Mas, nos semestres que se seguiram tive a oportunidade de ter aulas com Zélia Saldanha, alma iluminada. Nos permitia extravasar nossa criatividade por meio de apresentações oral. Não só de provas escritas vivem os alunos, onde são obrigadas a escrever somente o que o que o professor quer ver escrito, suas ideologias.
    Depois da conclusão do curso foi que me encantei pela arte da escrita. Tive um professor de português muito competente num curso preparatório para concursos públicos. Melhorei um pouco, mas ainda careço de algumas leituras de algumas obras de escritores que nos dá embasamentos teóricos para aprendermos a fundamentar as nossas interpretações e não nos perdermos em subjetividades.No tempo de faculdade li muito pouco, não tinha tempo, nem dinheiro para me dedicar como gostaria. Quero ainda poder estudar algumas obras para honrar o meu curso. Muita gente pensa que professores formados em letras são excelentes em português, inglês e literatura. E nos cobra isso. Mas eu sempre tive o cuidado de dizer aos meus alunos que eu não sabia tudo e o que eles me perguntassem e eu não soubesse responder, prontamente, eu iria pesquisar e depois, numa outra aula eu traria informações sobre o tema. Tem alunos que sentem prazer em nos redicularizar se cometermos alguns erros, até mesmo quando estamos escrevendo no quadro negro. Parecia haver uma competição pra ver quem sabia mais. Anny era um dos meus terrores. Tinha talento, mas pouca ou quase nenhuma maturidade para explorará—lo.
    Não frequentei um curso de excelência, não só o da universidade, como também os do ensino fundamental e médio. A educação tem muito a melhorar. Ainda mais nesses tempos de tecnologias digitais.
    É preciso ensinar a ler bons livros. As redes sociais tem emburrecido as pessoas, principalmente os jovens. Salvem as crianças. Tudo começa na formação básica. Abaixo os governantes tiranos, hipócritas, neo nazistas, corruptos... Don’t go Trump, Putin, filho da p.. Lula, Bolsonaro e afins, a justiça de Deus não falha. Go go nós, homens de bem. O tempo urge.

    ResponderExcluir
  2. "Toda mulher é uma paisagem" ... roubei essa frase do Deleuze dei a ela o significado que mais achei bonito. A mulher é o nosso nexo (humano) com a natureza no que ela tem de mais potente, belo e maravilhoso. Infelizmente vivemos há muitos séculos uma tirania do mais fraco ( o homem) sobre o mais forte( a mulher). O poema referido já é uma interpretação e quer, deseja outras, mil, cem mil para estabelecer alianças , encontros, nexos...

    ResponderExcluir
  3. "Toda mulher é uma paisagem" ... roubei essa frase do Deleuze dei a ela o significado que mais achei bonito. A mulher é o nosso nexo (humano) com a natureza no que ela tem de mais potente, belo e maravilhoso. Infelizmente vivemos há muitos séculos uma tirania do mais fraco ( o homem) sobre o mais forte( a mulher). O poema referido já é uma interpretação e quer, deseja outras, mil, cem mil para estabelecer alianças , encontros, nexos...

    ResponderExcluir