domingo, 31 de agosto de 2014

Acre pede ajuda federal após 'risco' de ebola em fronteira

O Acre pediu ajuda ao governo federal para impedir que o vírus ebola chegue ao estado. A intenção é que técnicos do órgão federal atuem na fronteira com o Peru para controlar a entrada de imigrantes senegaleses, que tem se intensificado nas últimas semanas.
Na última sexta-feira, o Senegal confirmou o registro do primeiro caso de paciente com vírus ebola. A vítima é um estudante da Universidade de Conakry, de 21 anos, que está em quarentena na capital Dakar, onde chegou com sinais de hemorragia na última quarta-feira. O jovem veio da Guiné, um dos países com maior número de mortes e doentes.
(...)
Fonte: O Globo

WASSILY KANDINSKY


sábado, 30 de agosto de 2014

AMIGOS

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida...mas é delicioso que eu saiba e sinta que eu os adoro, embora não declare e os procure sempre...

Vinicius de Moraes

TRANSTORNO DO PÂNICO

Pela primeira vez em 12 anos, os companheiros avistam a possibilidade real de ter que largar o osso. Nem a obra-prima do mensalão às vésperas da eleição de 2006 chegara a ameaçar a hegemonia dos coitados sobre a elite branca. A um mês da votação, surgem as pesquisas indicando que o PT não é mais o favorito a continuar encastelado no Planalto. Desespero total.

Pode-se imaginar o movimento fervilhante nas centrais de dossiês aloprados. Há de surgir na Wikipédia o passado tenebroso dos adversários de Dilma Rousseff. Logo descobriremos que foram eles que sumiram com Amarildo, que depenaram a Petrobras, que treinaram a seleção contra os alemães.

É questão de vida ou morte: como se sabe, a elite vermelha terá sérias dificuldades de sobrevivência se tiver que trabalhar. Vão “fazer o diabo”, como disse a presidente, para ganhar a eleição e não perder a gerência da boca.

O Brasil acaba de assistir à queda de um avião sobre o castelo eleitoral do PT. Questionada sobre as investigações acerca da situação legal da aeronave que caiu, Dilma respondeu que não está “acompanhando isso”, e que o assunto não é do seu “profundo interesse”.
(...)
Fonte: Guilherme Fiuza, O Globo
SEM ILUSÕES

(...) Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.
(...)

Bakunin

GRANDES OBRAS QUE POUCOS LERAM


AVISO AOS LEITORES

O vídeo postado sob o título de "LULA MARINA DA SILVA" foi retirado do ar por instâncias jurídicas dos poderes vigentes... 
CUIDADO: POLÍTICA!

A "onda-Marina" não deve ser pessoalizada, ou seja, atribuida ao brilho da "pessoa-Marina" (mesmo que ela tenha brilho... e tem...) sob pena da decepção política  estar logo ali na esquina da História. Bem melhor será considerar Marina como um EFEITO psicossocial de, pelo menos, 20 anos de "ditadura democrática" enfiada nos brasileiros por dois partidos apaixonados pelo poder.
Para dizer o mínimo.

A.M.

CELSO FONSECA - Ela só pensa em beijar


ESTAR SOZINHO

quando você pensa em quantas vezes
tudo dá errado
você começa a olhar para as paredes
e permanece lá dentro
porque as ruas são o
mesmo filme antigo
e todos  os heróis acabam como
o velho herói do filme:
bunda gorda, cara gorda e o cérebro
de um lagarto.

não é de admirar que
um homem sábio irá
escalar uma montanha de 10.000 pés
e sentar-se lá esperando
e vivendo de baga de arbusto
em vez de apostar em duas covinhas dos joelhos
que certamente não vão durar a vida inteira
e 2  em cada 3 vezes
não sobreviverá por uma noite.

montanhas são difíceis de escalar.
as paredes são suas amigas.
conheça suas paredes.

o que eles nos deram lá fora
é algo que mesmo as crianças
se cansaram.

Permaneça com suas paredes.
elas são o amor mais verdadeiro.

construa onde ninguém constrói.
é o último caminho que resta.

Charles Bukowski
O HIPOTÁLAMO

Não gosto de lavar a cabeça à noite porque tenho a cabeça muito sensível, já fui a vários neurologistas, e eles dizem que a minha cabeça é muito boa, e que não podem saber o que se passa nela, aliás, com ela, e me receitam Beserol e eu tomo Beserol e não adianta muito. Os neurologistas são estranhos. Um deles está estudando o hipotálamo há mais de trinta anos e ainda não chegou a qualquer conclusão. Sempre que me encontro com ele, pergunto: e o hipotálamo? Ele responde: meu filho, é um mistério, é um autêntico mistério. Às vezes penso que seria melhor dizer pra ele não se preocupar mais com o hipotálamo mas isso seria o mesmo que sentenciá-lo à morte porque o homem só vive pelo hipotálamo para o hipotálamo, e sempre com o hipotálamo. E é difícil acabar com uma coisa pela qual se vive. Isso é. Então não digo nada, ou melhor, digo; um dia, doutor, um dia a coisa vem. E ele segue em frente.

Hilda Hilst

WILLIAM TURNER


TRABALHO EM PSICOPATOLOGIA

O conceito de Encontro embasa a clínica da diferença em psiquiatria. Para isso ser possível, utilizamos, pelo menos, seis linhas teóricas para uma experimentação incessante no contato com o paciente.. São elas, aqui citadas sem ordem de importância: 1-Espinosa;2-Martin Buber;3-Jacob Moreno;4-Deleuze-Guattari;5-Nietzsche;6-Foucault. Tendo o rizoma como método, a tentativa (sempre) é a de por a dimensão ético-estética no fulcro dos problemas ditos mentais.

A.M.

DESLIMITES

Caminhamos ao encontro do amor e do desejo. Não buscamos lições, nem a amarga filosofia que se exige da grandeza. Além do sol, dos beijos e dos perfumes selvagens, tudo o mais nos parece fútil. Quando a mim, não procuro estar sozinho nesse lugar. Muitas vezes estive aqui com aqueles que amava, e discernia em seus traços o claro sorriso que neles tomava a face do amor. Deixo a outros a ordem e a medida. Domina-me por completo a grande libertinagem da natureza e do mar.

Albert Camus

LULA MARINA DA SILVA

O autor do vídeo em que o ex-presidente Lula, graças a uma montagem, aparece pedindo votos para a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, é um mato-grossense filiado ao PSDB. Leandro Lima do Nascimento, afirmou, em sua página no Facebook, que não cometeu crime ao adulterar as imagens, que a produção tinha caráter humorístico e que delito é desviar dinheiro público.
O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido vai tomar medidas judiciais para retirada do material do ar. No vídeo feito por Leandro, foram usadas imagens em que Lula declara apoio a Marina Sant’Anna, candidata petista ao Senado em Goiás, e acrescentados trechos da campanha da chapa do PSB para simular que o apoio era dado a Marina Silva.
(....)
Fonte: Raphael Kapa, O Globo
Justiça obriga Anvisa a liberar remédio feito a base de maconha

Decisão do Tribunal Regional Federal de Minas Gerais (TRF-MG) autorizou a estudante Juliana de Paolinelli Novaes, de 35 anos, a importar remédio feito à base de tetraidrocanabidol (THC), substância encontrada na maconha. Juliana sofre de dores crônicas na região lombar da coluna há nove anos.
Ela chegou a usar uma bomba de morfina na tentativa de controlar o problema. De acordo com a assessoria de imprensa da Anvisa, a liminar será cumprida. A agência recebeu notificação sobre o caso na quarta-feira.
(...)
Fonte: Dandara Tinoco, O Globo

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Velhos

— Tudo bem, patrão?

(O dedo de leve na pala do boné
O corpo franzino e baixo
ruindo para um lado)

— Tudo bem, obrigado

— Obrigado


Francisco Alvim

MICA LEVI - música do filme "Under the skin", 2013


JÁ?

Jogaram a toalha

Os estrategistas da campanha do PSDB entregaram os pontos. Os da presidente Dilma ainda têm um fio de esperança. Os especialistas em pesquisas consideram que Marina Silva está a um passo do Planalto.

Explicam que Marina encarna o sentimento de junho de 2013, contra tudo que está aí. E que sua onda é consistente. Lembram que em 2010 ela se formou a uma semana do pleito. Agora, rebentou 40 dias antes.

A análise das pesquisas realizadas até aqui levam cientistas políticos a concluir que a presidente Dilma tem teto: 40%. Os atuais 34% são seu núcleo duro. Pesam contra ela: o cansaço com os 12 anos de PT, escândalos como o da Petrobras e o seu jeito de poucos amigos.

Os dados mostram também que Aécio Neves não parou de cair. O PSDB tem informes, de pesquisas estaduais, que reforçam essa projeção. Isso ocorre, diz um analista, porque a rejeição ao PT é forte, mas há também um sentimento contra o PSDB. Por isso, Aécio não convencia como sujeito da mudança. Essa qualidade foi incorporada por Marina, que ainda tem a vantagem de ser muito conhecida.
(...)
Fonte: Ilmar Franco, O Globo

SERÁ?

Mercado financeiro celebra a onda Marina Silva

O Brasil dormiu Dilma Rousseff e acordou Marina Silva nos últimos dias com a reviravolta nas pesquisas eleitorais. A pesquisa do instituto Ibope de quarta-feira, que revelou um salto no número de seus potenciais eleitores, virou o humor do país. Marina, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), tem 29% das preferências, a petista Dilma tem 34%, enquanto Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), 19%.
Se nas redes sociais se estabeleceram os debates contra e a favor do avanço da ambientalista, na Bolsa de Valores de São Paulo ela já é tida como a próxima titular no Palácio do Planalto. A bolsa fechou na quarta-feira em 60.950 pontos, seu melhor resultado desde janeiro de 2013. Os analistas atribuem o desempenho à divulgação da pesquisa eleitoral, que colocou Marina num movimento ascendente, com capacidade de bater Rousseff no segundo turno.
(...)
Fonte: Carla Jiménez, El País

GILLES DELEUZE

O pensador dos paradoxos

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O CÉREBRO SENTE

(...) Implicar-se no fluxo dos devires: no devir-pensamento, ou seja, no cérebro como junção da Natureza com o Pensamento. Cérebro=pensar;  não o cérebro-objeto das neuro-pesquisas, mas o cérebro=modo de subjetivação. Para além e aquém da consciência, “o cérebro é o próprio espírito” (Deleuze-Guattari, O que é a filososfia?). O que  chamamos de  espírito  é  o pensamento. E o paciente, quem é? Ele é uma multiplicidade em ato, “oferecida” a quem o examina. Reduzi-lo a um organismo físico-químico ou a um eu recitando “papá-mamã”, equivale a um homicídio simbólico cientifica e academicamente respaldado. Ao contrário, todo paciente é uma realidade irredutível às categorias da pessoa e do indivíduo. Esta é a condição prática para uma clínica do Encontro ou das multiplicidades.
(...)
A.M. in Trair a Psiquiatria

CHRISTINE NGUYEN


DINHEIRO PÚBLICO

Remuneração da direção da Petrobrás tem reajuste de 43%

Por decisão dos acionistas da Petrobrás, a remuneração dos administradores da controladora da estatal foi reajustada em 43% no primeiro semestre deste ano, comparado a igual período do ano passado.
O relatório financeiro da companhia, relativo ao segundo trimestre e enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) informa que os ganhos da diretoria passaram de R$ 5,6 milhões de janeiro a junho de 2013 para R$ 8 milhões no primeiro semestre de 2014.
(...)
Fonte: Fernanda Nunes, O Estado de S. Paulo

É que o amor é essencialmente perecível, e na hora em que nasce começa a morrer. Só os começos são bons. Há então um delírio, um entusiasmo, um bocadinho do céu. Mas depois! Seria pois necessário estar sempre a começar, para poder sempre sentir?

Eça de Queiroz

CENTRO DE DANÇA DOS BAILADORES


DE MOLHO

Com crescimento de Marina, Dilma reúne Conselho Político

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff se reuniu ontem com o chamado Conselho Político, que agrega nove partidos da base aliada. Na prática, o encontro, realizado no Palácio da Alvorada, serviu para traçar a estratégia para a campanha eleitoral diante do crescimento na disputa da candidata do PSB, Marina Silva.
Dilma já afirmou que não pretende mudar a estratégia de campanha, devido ao resultado da última pesquisa Ibope. Dilma disse que a reunião do conselho político da campanha seria colaborativa e não de cobranças, para construir estratégias.
(...)
Fonte: O Globo

DEBATE


Poesia exploratória a você

Quem alisa meus cabelos?
Quem me tira o paletó?
Quem, à noite, antes do sono,
acarinha meu corpo cansado?
Quem cuida da minha roupa?
Quem me vê sempre nos sonhos?
Quem pensa que sou o rei desta pobre criação?
Quem nunca se aborrece de ouvir minha voz?
Quem paga meu cinema, seja de dia ou de noite?
Quem calça meus sapatos e acha meus pés tão lindos?
Eu mesmo.

Millor Fernandes

CAETANO VELOSO - Ele me deu um beijo na boca


FACES DO MEDO

Agentes fazem protesto em Cascavel e temem novas rebeliões

Agentes penitenciários fizeram ontem uma manifestação no centro de Cascavel, no Oeste do Paraná, pedindo contratação de funcionários e investimentos no sistema carcerário paranaense. O ato ocorre um dia depois da violenta rebelião na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), que resultou na morte de cinco detentos, sete desaparecidos e 25 feridos.
Os agentes penitenciários encontraram na terça um dos desaparecidos em meio aos escombros de uma das galerias. Ainda continuam desaparecidos, segundo o Departamento Penitenciário Estadual, três pessoas. Aproximadamente 150 agentes de várias regiões do Paraná se concentraram na Praça do Imigrante, para expor o medo e a insegurança que vivem.
(...)
Fonte: Miguel Portela, Estadão

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão.

Eça de Queiroz

A CRIANÇA, dir., irmãos Dardene, 2005


PARANÓIA

Eu vi uma linda cidade cujo nome esqueci
onde anjos surdos percorrem as madrugadas tingindo seus olhos com
lágrimas invulneráveis
onde crianças católicas oferecem limões para pequenos paquidermes
que saem escondidos das tocas
onde adolescentes maravilhosos fecham seus cérebros para os telhados
estéreis e incendeiam internatos
onde manifestos niilistas distribuindo pensamentos furiosos puxam
a descarga sobre o mundo
onde um anjo de fogo ilumina os cemitérios em festa e a noite caminha
no seu hálito
onde o sono de verão me tomou por louco e decapitei o Outono de sua
última janela
onde o nosso desprezo fez nascer uma lua inesperada no horizonte
branco
onde um espaço de mãos vermelhas ilumina aquela fotografia de peixe
escurecendo a página
onde borboletas de zinco devoram as góticas hemorróidas das
beatas
onde os mortos se fixam na noite e uivam por um punhado de fracas 
penas
onde a cabeça é uma bola digerindo os aquários desordenados da
imaginação

Roberto Piva

terça-feira, 26 de agosto de 2014

ODILON REDON


Marina abre 10 pontos sobre Aécio e venceria Dilma no 2º turno

Pesquisa Ibope contratada pelo 'Estado' e pela Rede Globo mostra candidata do PSB 9 pontos à frente da presidente em disputa direta
Como substituta de Eduardo Campos na candidatura a presidente pelo PSB, Marina Silva chegou a 29%, segundo nova pesquisa Ibope encomendada pelo Estado e pela Rede Globo. A ex-ministra se isolou na segunda colocação e ficou a cinco pontos porcentuais atrás da presidente Dilma Rousseff (PT), que ainda lidera sozinha, com 34%. Aécio Neves (PSDB) está com 19%, em terceiro lugar. Em um segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina seria a vencedora.
A margem de erro máxima da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Não há empate técnico no primeiro turno, porque Marina poderia ter no máximo 31% e Dilma, no mínimo 32%. Nem Aécio poderia estar em segundo lugar, porque chegaria no limite da margem a 21%, enquanto Marina teria ao menos 27%.
(...)
Fonte: José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti - O Estado de S. Paulo

O JOGADOR

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu.
Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias.
Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar.
Aonde leva? Não perguntes, segue-o!

Nietzsche
Quase 10% dos professores já foram ameaçados por alunos

Quando o assunto é a violência dentro das salas de aula, não parece haver consenso sobre suas principais causas. Professores, diretores de escolas, alunos e especialistas em educação apontam para direções diversas, sugerindo que agressões contra educadores seriam fruto do histórico familiar dos alunos, da falta de políticas públicas e policiamento e também de professores mal preparados - e até mesmo agressivos.
A violência em sala de aula contra professores foi um dos temas destacados por internautas em posts de Facebook e no Twitter como um dos que deveria receber mais atenção por parte dos candidatos presidenciais, em uma consulta promovida pelo #salasocial, o projeto da BBC Brasil que usa as redes sociais como fonte de histórias originais.
(...)
Fonte: Ricardo Senra, BBC Brasil

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

DAVE BRUBECK e BILLY TAYLOR - Take The "A" Train


República do Congo confirma primeiros casos de ebola

Autoridades na República Democrática do Congo confirmaram ontem ter identificado os primeiros casos de ebola no noroeste do país. Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) está trabalhando para garantir que um funcionário internacional da entidade servindo em Serra Leoa e que contraiu ebola receba "os melhores cuidados possíveis, incluindo a opção de evacuação médica para outro local de tratamento, caso necessário”.
Trata-se do britânico que teve a confirmação do contágio pelo vírus divulgada no sábado. Ele foi transferido para a Grã-Bretanha, a bordo de um avião da Força Aérea Real. O Departamento de Saúde do Reino Unido disse em comunicado que o homem não estava gravemente doente e que tinha decidido repatriá-lo após indicação clínica.
(...)
Fonte: O Globo

domingo, 24 de agosto de 2014

JOÃO BOSCO - Terra Dourada

DEVIRES-ANIMAIS

(...) Bicho,  perdoa o jeito canino: o que é necessário para viver por viver? Pacientes são pacientes demais. Armaduras químicas, lições de casa, manuais de sobrevivência, coisas simples, eles são normais.Eu queria um gosto de sol em você, em suas dores mais intensas e irremediáveis. Pena que a sombra dos quintais do passado anuncie sessões de tortura regadas à dinheiro. A entrega é às oito. Todos estarão  lá, até o chefe da  Facção Sinistra, aquele mesmo que começou a seduzir a multidão com truques de falar macio. Não tem jeito. Somos inocentes radicais.

A.M.

POÇOS DE LAMA

O ‘faço porque posso’ de Graça Foster

Quem acompanha a desenvoltura do comissariado petista habituou-se a conviver com notícias chocantes. Assessor de deputado com dólares na cueca ou o vice-presidente da Câmara voando no jatinho de um doleiro. Ainda assim, pode (se quiser) atribuir esses malfeitos às deficiências do gênero humano. Aí, aparecem os repórteres Vinicius Sassine, Eduardo Bresciani e Demétrio Weber e informam:

Entre março e abril, a presidente da Petrobras, Graça Foster, doou a seus dois filhos um apartamento no Rio Comprido, outro em Búzios e uma casa na Ilha do Governador. (A mesma generosidade bafejou Nestor Cerveró, diretor da Petrobras, levando-o a doar aos filhos e a um neto dois apartamentos no Leblon e outro em Ipanema.)

Desde 2012 o Tribunal de Contas da União investigava a encrenca da Petrobras na compra da refinaria de Pasadena, que poderia resultar no bloqueio de bens do petrocomissariado. Ele efetivamente ocorreu, meses depois das doações. Na quarta-feira, quando o TCU decidia se deveria bloquear também o patrimônio de Graça Foster, veio a informação da transferência dos bens. “É grave, porque é como se fosse uma tentativa de burlar o caso”, disse o ministro José Jorge, relator do processo no Tribunal.
(...)

Fonte: Elio Gaspari, O Globo
Assim é, se lhe parece.

Luigi Pirandello

MARC MOULIN - Every Is D-Day


"Mas eu não quero me encontrar com gente louca",observou Alice.
" Você não pode evitar isso", replicou o gato.
"Todos nós aqui somos loucos.Eu sou louco,você é louca".
"Como você sabe que eu sou louca?" indagou Alice.
"Deve ser", disse o gato, "Ou não estaria aqui".

Lewis Carroll in Alice no País das Maravilhas

MIHÁLI MUNKÁCSY


DEUS - CAPITAL

No Templo de Salomão, fiéis podem pagar no crédito ou débito

O Templo de Salomão abriu nesta sexta-feira pela primeira vez suas portas ao público. Um forte esquema de segurança foi montado para não deixar ninguém entrar na nave principal, onde ocorrem os cultos, com celulares ou máquinas fotográficas.

Com 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, dimensões que superam as medidas de um campo de futebol oficial, o templo construído pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) virou uma atração turística no Brás, na Região Central de São Paulo.

Para conseguir ultrapassar as grades e conhecer os mais de 100 mil metros de área construída com pedras importadas de Israel, oliveiras uruguaias e muitos objetos dourados, é necessário fazer um cadastro no bando de dados da Universal e conseguir uma credencial.

Antes de qualquer passeio, todos sempre acompanhados por pastores e seguranças particulares, é necessário passar por uma revista. Na área externa é permitido fotografar. Dentro das construções, não.
(...)
Fonte: Renato Onofre, O Globo

sábado, 23 de agosto de 2014

DELAÇÃO PREMIADA

Se eu falar, não vai ter eleição.

Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da Petrobras, preso como suspeito de corrupção

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Que importa àquele a quem já nada importa que um perca e outro vença .. se a aurora raia sempre .. se cada ano com a Primavera as folhas aparecem .. e com o Outono cessam? E o resto, as outras coisas que os humanos acrescentam à vida, que me aumentam na alma? Sim, sei bem que nunca serei alguém. Sei, enfim, que nunca saberei de mim. Sim, mas agora, enquanto dura esta hora, este luar, estes ramos, esta paz em que estamos .. deixem-me crer o que nunca poderei ser. Ser um é cadeia, ser eu é não ser. Viverei fugindo mas vivo a valer. O mistério do mundo, o íntimo, horroroso, desolado, verdadeiro mistério da existência, consiste em haver esse mistério. Quanto mais fundamente penso, mais profundamente me descompreendo. Só a inocência e a ignorância são felizes, mas não o sabem. São ou não? Que é ser sem o saber? Ser, como a pedra, um lugar, nada mais. Quanto mais claro vejo em mim, mais escuro é o que vejo. Quanto mais compreendo menos me sinto compreendido.

Fernando Pessoa

O CAPITAL, de Costa-Gavras, 2012


ESTE LIVRO

Meu filho. Não é automatismo. Juro. É jazz do 
coração. É prosa que dá prêmio. Um tea for two 
total., tilintar de verdade que você seduz, 
charmeur volante, pela pista, a toda. Enfie a 
carapuça. 
E cante. 
Puro açúcar branco e blue.

Ana Cristina Cesar

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A FANTÁSTICA FÁBRICA DAS DEPRESSÕES

Tenho atendido muitos pacientes que já chegam com o diagnóstico de Depressão. Tal diagnóstico, é claro, lhes foi imposto por psiquiatras apaixonados pelo ato de passar remédio. É como se fizessem (aos pacientes) dizer a priori: "Eu sou a Depressão". Esta é uma espécie de  identidade factícia que tampona um "vazio" subjetivo de múltiplas causas e linhas existenciais heterogêneas. Ora, tal diagnóstico irá referendar o uso indiscriminado de psicofármacos. A crença instilada na mente do  paciente é a de que o remédio químico irá curá-lo, ainda que a palavra "cura" possa não ser usada. Ela circula implícita, mas não menos atuante na produção da morbidade do século. Depressão! Fico sabendo dessas histórias de terror clínico e homicídio psíquico através dos próprios pacientes, quando dos relatos anamnésticos. Me pergunto: o que pensar? O essencial a reter é: 1-Há vários tipos de depressão que não se coadunam com as categorias semiológicas da CID-10; 2-Por exemplo, depressões com indicação exclusiva para psicoterapia; 3-A depressão grave (antiga endógena) tem indicação para a farmacoterapia, desde que haja suporte psicológico do próprio psiquiatra, o que não significa psicoterapia no sentido usual. Quero dizer que o remédio químico, por melhor e mais "avançado" que seja, é insuficiente para o Encontro com o deprimido; 4-Há pessoas não deprimidas diagnosticadas como deprimidas. Talvez, sob a palavra de ordem do psiquiatra travestida de ajuda clínica,tornem-se, enfim, deprimidas for ever. 5-A depressão não é uma entidade clínica ou uma essência do ser-doente, mas uma síndrome psíquica gestada por múltiplos vetores etiológicos que é preciso pesquisar; 6- A depressão pode estar no mundo e não no paciente...

A.M.

QUEM MANDA?

- Quando eu uso uma palavra - disse Humpty Dumpty num tom escarninho - ela significa exatamente aquilo que eu quero que signifique ... nem mais nem menos.
- A questão - ponderou Alice – é saber se o senhor pode fazer as palavras dizerem coisas diferentes.
- A questão - replicou Humpty Dumpty – é saber quem é que manda. É só isso.

  Lewis Carroll in Alice no País das Maravilhas

O CÉREBRO MENTE


Só serei verdadeiramente livre quando todos os seres humanos que me cercam, homens e mulheres, forem igualmente livres, de modo que quanto mais numerosos forem os homens livres que me rodeiam e quanto mais profunda e maior for a sua liberdade, tanto mais vasta, mais profunda e maior será a minha liberdade.

Mikail Bakunin

Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível. Para melhor ou pior, isso acontece muitas vezes por ano. "Quem sou eu no mundo?" Essa indagação perplexa é o lugar-comum de cada história de gente. Quantas vezes mais decifrares essa charada, tão entranhada em ti mesma como os teus ossos, mais forte ficarás. Não importa qual seja a resposta; o importante é dar ou inventar uma resposta. Ainda que seja mentira.

Paulo Mendes Campos
A maior desgraça da democracia, é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade.

Nelson Rodrigues

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ARTHUR BRAGINSKI


SAÚDE DOENTE

93% dos brasileiros estão insatisfeitos com sistema de saúde

Um estudo divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) mostra que 93% dos eleitores brasileiros consideram o serviço de saúde do país, tanto público quanto privado, como péssimo, ruim ou regular. Entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de insatisfação é de 87%.
A pesquisa foi feita em junho pelo instituto Datafolha a pedido do Conselho. Ao todo, foram entrevistadas 2.418 pessoas maiores de 16 anos e moradoras de regiões de todo o país. Segundo o levantamento, 92% dos brasileiros buscaram atendimento no SUS nos últimos dois anos, sendo que 89% conseguiram ser atendidos.
(...)
Fonte: Veja

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Nada é mais falso do que uma verdade estabelecida.

Millôr Fernandes

ELLIOTT ERWITT


Quem furar cerco ao Ebola será baleado na Libéria

As Forças Armadas da Libéria receberam ordem para atirar em quem tentar furar o cordão sanitário criado há cinco dias para tentar conter o vírus Ebola. A informação foi dada pelo jornal Daily Observer. O medo do surto ainda fez Camarões anunciar o fechamento da fronteira com a Nigéria. O mesmo será feito nesta terça pelo Quênia em relação à Guiné.
A ordem de atirar em quem tentar furar a barreira sanitária foi dada para os soldados nos Condados de Bomi e Grand Cape Mount, na fronteira noroeste do país com Serra Leoa. A ordem de atirar em quem tentar atravessar a fronteira ilegalmente foi dada pelo subchefe do Estado-Maior, o coronel Eric W. Dennis.
(...)
Fonte: Estadão

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O ASSINALADO

Tu és o louco da imortal loucura;
O louco da loucura mais suprema.
A terra é sempre a tua negra algema,
Prende-te nela a extrema desventura.

Mas essa mesma algema de amargura,
Mas essa mesma desventura extrema;
Faz que tu'alma suplicando gema
E rebente em estrelas de ternura.

Tu és o poeta, o grande assinalado;
Que povoas o mundo despovoado
De belezas eternas, pouco á pouco.

Na natureza prodigiosa e rica,
Toda a audácia dos nervos justifica,
Os teus espasmos imortais de louco.

Cruz e Souza

GONZAGUINHA - Explode Coração


Marina tem 21% no primeiro turno e venceria Dilma no segundo

A primeira pesquisa eleitoral para presidente da República após a morte de Eduardo Campos, realizada pelo Instituto Datafolha, põe a ex-senadora Marina Silva (PSB) com 21% das intenções de voto.

Marina desbanca o senador Aécio Neves (PSDB) na segunda posição. Aécio aparece com 20% das intenções de voto, o que representa empate técnico. A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 36% da preferência do eleitorado.

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira pela Folha de S.Paulo.

Com Marina, praticamente está descartada a chance de a eleição ser definida no primeiro turno.

Na próxima quarta-feira, o PSB se reúne para decidir se lança ou não a ex-ministra como candidata a presidente pelo partido, em substituição a Eduardo. Tal fato é dado como certo. A reunião servirá mais para sacramentar o nome do candidato a vice. O mais cotado é o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

Em uma simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma, com 47% das intenções de voto contra 43% da petista - situação de empate técnico.

Se o candidato no segundo turno for Aécio, Dilma venceria por 47% a 39%. É o que diz o Datafolha. Dilma ampliou sua vantagem sobre Aécio. Em julho, o cenário era de 44% a 40%.

De acordo com a pesquisa,  a diferença agora está na queda do número de eleitores sem candidato. Com Eduardo, as intenções de voto nulo ou em branco eram 13%. Com Marina, a taxa cai para 8%. Indecisos passaram de 14%, em julho, para 9%, no levantamento atual.

Sem Marina na disputa, segundo o Datafolha, Dilma venceria no primeiro turno, com 41% das intenções de voto, 8% a mais do que a soma dos demais concorrentes.

Por outro lado, houve leve melhora na avaliação do governo. A taxa de rejeição de Dilma - aqueles eleitores que não votam de jeito nenhum em determinado candidato - passou de 35% para 34%. Mesmo assim, ela lidera tal índice. Aécio tem 18% de rejeição e Marina Silva, 11%.

O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
(...)
Fonte:Gabriel Garcia/ Instituto Datafolha

domingo, 17 de agosto de 2014

HORÁRIO ELEITORAL CHEGANDO


POÉTICA NA CABEÇA

(...) Que se passa? Ainda bem: há poesia injetada com agulhas finas. A linguagem desliza: criança, poeta, louco, vidente, artista, a tralha dos sem-eu, todos descem pelo conta-gotas da resposta aos enigmas e sintomas. Não há como se explicar aos cientistas nem aos médicos.O tecido poético cria muito antes da medição dos contornos da hipófise e/ou do hipotálamo. É matriz e argamassa das construções exatas sobre o funcionamento dos neurônios do baixo clero. Assim, precisamos de mais poesia, mais, até saturar os átomos da cabeça pensante. No entanto, o pesquisador acadêmico anuncia o veredicto das horas perdidas em conversas rasas. A Inquisição moderna dirige o condenado às labaredas do inferno das psicoses, dos retardos mentais e das demências irreversíveis. Toca o horror da patologia, limpa a mesa cirúrgica com estabilizadores do humor.Assim fica fácil destruir subjetividades em nome da ciência. Sem metáfora.
(...)
A.M.
Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício.
Acho medonho alguém viver sem paixões.

Graciliano Ramos

CHARLIE CHAPLIN - The Kid


MUNDO GRANDE

Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso freqüento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos.

Sim, meu coração é muito pequeno.
Só agora vejo que nele não cabem os homens.
Os homens estão cá fora, estão na rua.
A rua é enorme. Maior, muito maior do que eu esperava.
Mas também a rua não cabe todos os homens.
A rua é menor que o mundo.
O mundo é grande.

Tu sabes como é grande o mundo.
Conheces os navios que levam petróleo e livros, carne e algodão.
Viste as diferentes cores dos homens,
as diferentes dores dos homens,
sabes como é difícil sofrer tudo isso, amontoar tudo isso
num só peito de homem... sem que ele estale.

Fecha os olhos e esquece.
Escuta a água nos vidros,
tão calma, não anuncia nada.
Entretanto escorre nas mãos,
tão calma! Vai inundando tudo...
Renascerão as cidades submersas?
Os homens submersos - voltarão?

Meu coração não sabe.
Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
Só agora descubro
como é triste ignorar certas coisas.
(Na solidão de indivíduo
desaprendi a linguagem
com que homens se comunicam.)

Outrora escutei os anjos,
as sonatas, os poemas, as confissões patéticas.
Nunca escutei voz de gente.
Em verdade sou muito pobre.

Outrora viajei
países imaginários, fáceis de habitar,
ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e convocando ao suicídio.

Meus amigos foram às ilhas.
Ilhas perdem o homem.
Entretanto alguns se salvaram e
trouxeram a notícia
de que o mundo, o grande mundo está crescendo todos os dias,
entre o fogo e o amor.

Então, meu coração também pode crescer.
Entre o amor e o fogo,
entre a vida e o fogo,
meu coração cresce dez metros e explode.
- Ó vida futura! Nós te criaremos.

Carlos Drummond de Andrade

O MAR DA HISTÓRIA É AGITADO


ATRÁS DO GOL

A crise financeira dos clubes brasileiros proporcionou situações inusitadas nos últimos dias. O Botafogo conseguiu dinheiro para pagar parte dos salários atrasados, mas inicialmente iria deixar seis jogadores do elenco a ver navios; o Guarani pagou atletas com cheques sem fundo; o Crac ameaçou abandonar o Brasileiro da Série C por não receber a verba prometida pela prefeitura da cidade goiana de Catalão; e o Grêmio Barueri simplesmente não entrou em campo para partida da Série D em protesto contra o atraso dos salários.
Com atraso de três meses no pagamento de salários e de seis na quitação dos direitos de imagem dos jogadores, o Botafogo conseguiu, com a ajuda do Sindeclubes (sindicato dos empregados em clubes) do Rio de Janeiro, a liberação de R$ 2,5 milhões para aliviar a dívida com atletas e funcionários.
(...)
Fonte: Diego Salgado e Ronald Lincoln Jr., Estadão

sábado, 16 de agosto de 2014

O meu maior desejo sempre foi o de aumentar a noite para a conseguir encher de sonhos.

Virginia Woolf

MARINA SILVA - Entrevista de 24/04/2014


“A morte trágica de Campos fortalece a gana de mudança do eleitor”

A violenta e inesperada saída de cena de Eduardo Campos, candidato do PSB à presidência que morreu na última quarta-feira num acidente aéreo, foi penosa e chocante não só para a sua família e seus correligionários mais próximos. Eleitores e não eleitores do presidenciável se sentiram consternados e obrigados a refletir sobre a processo eleitoral e sobre quem era o político que vinha persistindo em terceiro lugar nas pesquisas com uma mensagem de mudar o modo de fazer política no país.
Por isso, a morte de Campos pode ter um alcance maior do que se supõe para o eleitor brasileiro, acredita a socióloga Fátima Pacheco Jordão. “A morte trágica de Campos reduz a distância entre a sociedade e a classe política”, avalia ela, que é diretora da D'Fatto pesquisa em Jornalismo.
(...)
Fonte: El País

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CONFIANÇAS

Senta à mesa e escreve…

Com este poema não tomarás o poder, dizem…
Con estes versos não farás a revolução, dizem…
Nem com milhares de versos farás a revolução, dizem…

E mais…
Esses versos não vão servir a ele para que
peões, professores, lenhadores
vivam melhor, comam melhor.
Ou para que ele mesmo coma, viva melhor.
Nem para apaixonar a outros servirão.

Não ganhará dinheiro con eles.
Não entrará no cinema grátis con eles.
Não lhe darão roupa por eles.
Não conseguirá tabaco ou vinho por eles.
Nem papagaios,
Nem cachecóis,
nem barcos,
nem touros,
nem guarda-chuvas conseguirá por eles.
Se for por eles,
a chuva o molhará.
Não alcançará perdão ou graça por eles.

Com este poema não tomarás o poder, dizem…
Comn estes versos não farás a revolução, dizem…
Nem com mihares de versos farás a revolução, dize…

Senta à mesa e escreve…

Juan Gelman

CHRISTINE NGUYEN


cada dia mais
poesia

A.M.
OUTRA POLÍTICA

(...) A fronteira, isto é,a linha de variação não está entre senhores e ecravos nem ricos e pobres. Porque, entre uns e outros se tece um regime de relações e de oposições que fazem do senhor um escravo rico,do escravo um senhor pobre no seio de um mesmo sistema majoritário.A fronteira não se encontra dentro da História, nem mesmo no interior de uma estrutura estabelecida, nem dentro do "povo".Todo mundo fala em nome do povo,em nome da linguagem majoritária, mas onde está o povo?"O que falta é o povo".Na verdade,a fronteira está entre a História e o anti-historicismo, isto é, concretamente,"aqueles que a História não leva em conta".Ela está entre a estrutura e as linhas de fuga que a atravessam, entre o povo e a etnia. A etnia é o minoritário, a linha de fuga na estrutura, o elemento anti-histórico dentro da História.
(...)
Gilles Deleuze in Um manifesto de menos

CÉU - Malemolência e Lenda


A FAVOR DO VOTO CONTRA

Millôr Fernandes, que a cada dia está mais atual e inteligente, teve uma ótima ideia para democratizar o nosso sistema eleitoral, infelizmente nunca aplicada ou sequer proposta: o voto contra. O eleitor teria direito a dois votos, um no seu candidato preferido, e outro contra quem considerasse indigno de um cargo publico e nocivo à sociedade, um direito tão democrático como eleger um representante.

No final das contas, entre os prós e os contra, talvez não melhorasse muito o nível dos eleitos, mas muitos notórios malfeitores travestidos de políticos, que compram apoios e usam dinheiro sujo para fraudar as eleições, que buscam um mandato para fugir da Justiça, ficariam fora do poder. Economizaríamos tempo e dinheiro dos longos processos de cassação do TSE, sairia mais barato prevenir do que remediar.

Nos Estados Unidos, como fazem com automóveis, os eleitores têm direito a um recall de políticos que estão dando defeito. Seja por traição ao eleitorado com promessas não cumpridas, escândalos de corrupção, irresponsabilidade fiscal ou ineficiência administrativa, um recall pode ser proposto na Justiça e o elemento, democraticamente, ser cassado se assim quiser a maioria. Vários eleitos com grandes votações já foram enxotados no meio do mandato.

Em sua clarividência, Millôr talvez imaginasse o Brasil atual, onde parece haver mais vontade de votar contra do que a favor. O voto contra seria uma alternativa mais eficiente e democrática ao voto branco ou nulo — um protesto inútil que acaba beneficiando os que lideram a votação.

É triste, mas hoje no Brasil, mais do que as qualidades e propostas dos candidatos, o fator mais importante na definição das eleições pode ser a quantidade de abstenções, brancos e nulos. Entre os 70% de descontentes, a maior parte dos que vão votar em Aécio Neves quer é se livrar de Dilma e do PT. Entre os que estão descontentes, mas votam em Dilma, a maioria odeia Aécio e os tucanos mais do que gosta dela e de seu governo.

Se a ideia de Millôr estivesse em vigor, Marina Silva seria eleita no primeiro turno. Ou iria para o segundo com o Pastor Everaldo.

Nelson Motta