sexta-feira, 30 de julho de 2021

 DEZ PONTOS PARA IDENTIFICAR UM FASCISTA


1-O fascista sabe apenas usar um método que é do fascismo. Este método tem como principal característica um grito: " Viva a morte".


2-Acontece que para funcionar na prática, o fascismo necessita estar "dentro" das pessoas, dentro de nós. Daí, todo fascismo é um microfascismo. 


3-Apesar da origem histórica situá-lo na direita, hoje (usando-se lentes de aumento) não há mais fascista de direita ou de esquerda. Existe apenas o fascista e seus cânticos de destruição.


4-O fascista se aproxima do paranóico. No entanto, enquanto o paranóico acaba no manicômio, o fascista continua solto. Opera ao ar livre, destila e propaga seu delírio como normal e talvez salvador.


5-O fascista anseia por uma verdade pronta, reta e simplória. Vive de certezas absolutas. Isso o alimenta sem cessar. Sofre de uma espécie de bulimia ideológica.


6-Gosta de raciocinar por dualismos; bem/mal, esquerda/direita, homem/mulher, rico/pobre, louco/normal, bonito/feio. Seu cérebro mente. 


7-As regras do jogo democrático lhe são quase insuportáveis. No caso brasileiro, o fascista costuma pregar o golpe e a intervenção militar.


8- O diálogo com o fascista é muito difícil. Ele se expressa como pensamento único. Nazistas e estalinistas, velhos amigos, trocam ideias e figurinhas.


9-Os sentimentos fascistas podem conviver sob harmonias bizarras. Hitler amava a sua cadela Blondie.


10-Por fim, mas não menos importante, o fascista costuma atirar pra matar em tudo  que se movimenta: a vida.


A.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário