Dentro do crânio há mais que um mero cérebro
Neurocientista da USP Ribeirão, em resenha da Science, questiona visão reducionista da mente humana.
A Science, uma das revistas de maior prestígio no mundo científico, trouxe em uma das edições deste ano uma resenha do neurocientista Ricardo Basso Garcia. Pesquisador da área de psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), USP, Garcia destaca em seu texto, “The mind inside our skull”, aspectos do livro "Neuromania: On the limits of brain science", dos neuropsicólogos Paolo Legrenzi e Carlo Umiltà, publicado pela Oxford University Press em 2011.
Garcia explica que o livro traz importante “reflexão crítica sobre os métodos de neuroimagem funcional (imagens encefálicas obtidas por técnicas de diagnóstico médico não invasivas como a ressonância magnética) e sobre implicações sociais e políticas das pesquisas em neurociência”.
Outra preocupação do livro é a neuromania, com “proliferação enganosa de disciplinas com o prefixo neuro que pouco explicam o comportamento para além do que já é conhecido pela psicologia”. Segundo Garcia, embora haja avanços na compreensão do funcionamento do cérebro, as contribuições da neuroimagem ainda são modestas e estão aquém do que se esperava.
(...)
Fonte :Rita Stella - USP - Ribeirão Preto, Notícias, 6/9/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário