quarta-feira, 1 de setembro de 2021

DEZ PONTOS PARA IDENTIFICAR UM FASCISTA


O fascista sabe apenas usar um método que é o do fascismo. Este método tem como principal característica um grito: " Viva a morte".


Para funcionar na prática, o fascismo necessita estar "dentro" das pessoas, dentro de nós. Daí, todo fascismo é um microfascismo


Apesar da origem histórica situá-lo na direita, hoje (usando-se lentes de aumento) não há mais fascista de direita ou de esquerda. Existe só o fascista e seus cânticos de destruição.


Ele se aproxima do paranóico: conspirações por toda parte. No entanto, enquanto o paranóico acaba no manicômio, o fascista continua solto. Opera ao ar livre, destila e propaga seu delírio com orgulho (sou brasileiro!) e talvez como salvador da humanidade.


Anseia por uma verdade pronta, reta, visível e simplória. Vive de certezas absolutas. Isso o alimenta sem cessar. Sofre de uma espécie de bulimia ideológica. 


Gosta de raciocinar por dualismos; bem/mal, esquerda/direita, homem/mulher, rico/pobre, louco/normal, bonito/feio. Seu cérebro mente. 


As regras do jogo democrático lhe são quase insuportáveis. No caso brasileiro, o fascista costuma pregar o golpe e a intervenção militar.


O diálogo com ele é muito difícil. É que se expressa com um pensamento único. Nazistas e estalinistas, velhos amigos, trocam ideias e figurinhas.


Os sentimentos fascistas podem conviver sob harmonias bizarras. Hitler amava a sua cadela Blondie.


Por fim, mas não menos importante, o fascista costuma atirar pra matar em tudo que se move: a vida.


A.M.




Nenhum comentário:

Postar um comentário