sábado, 4 de janeiro de 2014

ISSO NÃO PÁRA

MILITANTES DA AL-QAEDA DECLARAM FALLUJAH CIDADE INDEPENDENTE

Após segundo dia de batalhas sangrentas e atentados, deixou mais de 70 mortos no Iraque

BAGDÁ — Militantes da al-Qaeda destruíram o quartel-general da cidade de Fallujah e a prefeitura. colocaram sua bandeira no topo de outros prédio do governo e declararam que a cidade é um novo Estado independente sunita. O movimento ocorre após dois dias de intensas lutas contra as tropas do primeiro-ministro xiita Nuri Kamal al-Maliki.
A batalha pelas cidades de Fallujah e Ramadi, na província de Anbar, entre forças sunitas extremistas e o governo iraquiano, apoiado por líderes tribais, porém, continua no Iraque.
Em Ramadi, ao menos 59 jihadistas morreram, segundo o governo. Um dos chefes do Estado Islâmico do Levante e Iraque, Abu Abderrahmán al Bagdadi, foi morto. O grupo também é chamado de al-Qaeda do Iraque.
Às batalhadas no oeste do país se somam atentatos terroristas. Em Bagdá, um carro-bomba deixou 16 mortos e 31 feridos e outra explosão, provocada em um miniônibus, deixou quatro mortos e seis feridos.
Outros três soldados foram mortos por uma bomba enquanto faziam uma patrulha no norte do país, em Mosul.
Segundo analistas, o conflito sectário no Iraque ganhou força após a saída das tropas americanas e com o recrudescimento da guerra civil na síria, que tem engajado mais militantes extremistas sunitas ligados à al-Qaeda.
As lutas mais intensas desta sexta-feira ocorreram em Fallujah, a apenas 60 quilômetros de Bagdá, onde membros o governo encontrou maior resistência dos radicais.

Fonte: O Globo com Agências Internacionais - 3.1.2014, 13:35 hs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário