segunda-feira, 11 de setembro de 2017

GLOSSÁRIO – letra P

Psiquiatra biológico- s. m. -  (outrora chamado "orgânico") profissional que busca (pesquisa?) alterações/lesões/disfunções em algum setor do organismo físico-químico, em especial o cérebro, para explicar/justificar o transtorno mental apresentado. Usa pouco a escuta, a sua fala é breve, objetiva, a entrevista com o paciente em geral é curta (cerca de 15 minutos), gosta de seguir  o roteiro de tabelas insípidas sobre o humor, memória,  percepção, inteligência, etc,; a  atitude técnica é a de um cientista preocupado com a ciência, truismo que se impõe como dado natural na propedêutica clínica.  Desenvolve e cultua uma visão de mundo positivista, onde, óbvio, reina o projeto científico como "salvação" da humanidade. Odeia a política e despreza a filosofia. O psiquiatra biológico costuma se transmutar em "cidológico" na medida em que erige e cultiva a CID-10 como padrão referencial do que ele chama de "transtorno mental". Sobre essa variação semântica e taxonômica, ver também postagem neste blog em Glossário - letra P. -psiquiatria cido-biológica. 

A.M.

Um comentário:

  1. Noooossa!
    ... bem assim!, péssimas lembranças...
    existem mui mais agravantes que não foram citadas no seu texto acima, por exemplo: um desses psi pediu-me pra que eu saísse da sua sala/consultório, alegando o mesmo a necessidade de passar instruções medicamentosas pra um familiar meu, o qual só estava presente pq eu mesma havia pedido pra que me acompanhasse na minha consulta, prontamente sair de lá, dizendo eu, que ali eu não voltaria mais não!
    deixando claro que sempre administrei sozinha todas as minhas medicações anteriores e posteriores, enfim, deixando claro que nunca ninguém me auxiliou no uso de nenhuma medicação...

    ResponderExcluir