PARTIR
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Partir, se evadir, é traçar uma linha. O objeto mais elevado da
literatura, segundo Lawrence: "Partir, partir, se evadir... atravessar o
horizonte, penetrar em outra vida...É assim que Melville se encontra no
meio do oceano Pacífico, ele passou, realmente, a linha do horizonte." A
linha de fuga é uma desterritorialização. Os franceses não sabem bem o que é
isso. É claro que eles fogem como todo mundo, mas eles pensam que fugir é
sair do mundo, místico ou arte, ou então alguma coisa covarde, porque se
escapa dos engajamentos e das responsabilidades. Fugir não é renunciar às
ações, nada mais ativo que uma fuga. É o contrário do imaginário. É
também fazer fugir, não necessariamente os outros, mas fazer alguma coisa
fugir, fazer um sistema vazar∗ como se fura um cano. George Jackson
escreve de sua prisão: "É possível que eu fuja, mas ao longo de minha fuga,
procuro uma arma." E Lawrence ainda: "Digo que as velhas armas
apodrecem, façam novas armas e atirem no alvo." Fugir é traçar uma linha,
linhas, toda uma cartografia. Só se descobre mundos através de uma longa
fuga quebrada.
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G. Deleuze e C. Parnet in Diálogos
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