RELATOS DA CLÍNICA
1- Qual Deus?
Visita domiciliar solicitada pelo Ministério Público. No carro da Secretaria de Saúde, servindo ao Caps II, estavam o motorista, um psicólogo, uma enfermeira e eu. Chegamos a um bairro periférico de Vitória da Conquista e já estávamos a procurar um endereço. As ruas eram todas de terra batida e após alguns minutos, localizamos a casa. Era um lugar muito precário, com restos de lixo a céu aberto no quintal e na entrada. Pouco antes de chegar, avistamos um jovem andando na rua com aspecto de estar alheio ao em torno.Pouco depois, soubemos que era o próprio paciente que buscávamos. Dona Maria (nome fictício) nos recebeu do lado de fora da casa com um leve sorriso. Um de nós perguntou:" -como está a senhora, dona Maria?" Ela respondeu :" - como Deus quer.". Explicamos o motivo da visita, pedimos licença e entramos na casa. Apesar da manhã ensolarada, o interior da casa era escuro. Eu andei um pouco na pequena sala, enquanto o psicólogo e a enfermeira conversavam com a dona Maria. Eram cerca de 10 hs da manhã. Olhei em torno, divisei a pequena cozinha e não vi sinal de comida. Do lado direito havia um quarto semi-aberto e parecia que alguém estava ali deitado. Dona Maria explicou que era a sua filha (muito jovem) que sofria de um grave problema neurológico e não podia sair da cama.Ainda obtivemos alguns dados sobre o seu filho, o que estava perambulando pela rua (objeto da solicitação para uma avaliação psiquiátrica). Ele não aceitava conversar. Agradecemos pela colaboração e nos retiramos. Na volta ao Caps, a frase da dona Maria "como Deus quer" ainda ressoava na minha mente. E talvez na dos colegas.Não lembro exatamente como ocorreu, mas a frase tornou-se o tema de um pequeno debate entre os quatro componentes do grupo. "Como Deus quer? Como assim? E Deus quer isso? Que Deus é esse que quer isso? Por que a dona Maria pensa assim? Isso será sempre assim? e tantas outras questões, perguntas sem respostas, angústias e o horror contido. Chegamos ao Caps, e imagino que cada um de nós, à sua maneira, estava mexido com aquele Encontro.
A.M.
"(...) "Como Deus quer? Como assim? E Deus quer isso? Que Deus é esse que quer isso? Por que a dona Maria pensa assim? Isso será sempre assim? e tantas outras questões, perguntas sem respostas, angústias e o horror contido. (...)"
ResponderExcluir"Qual Deus?"
Oh! uma certeza de ter sido sempre o "DEUS" do Estado brasileiro, e sem dúvida, também, o "DEUS" do PT... Oh! o "DEUS" dos Bolsonaros é diferente..., todavia já, ou nunca me iludindo, o "DEUS" dos Bolsonaros ñ só dará continuidade das Donas Marias pensarem ser "Como Deus quer?"..., aí as Donas Marias serão bem mais "culpadas"..., pois com esses Bolsonaros já piorou muuuuito..., e lamentavelmente piorará bem mais ainda...
"Qual Deus?"
Eternamente viverei sem "DEUS"!