quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Ministério da Saúde decreta situação de emergência após casos de microcefalia

O Ministério da Saúde decretou estado de emergência nacional por causa do alto número de bebês nascidos com microcefalia no Nordeste, principalmente no estado de Pernambuco.

Os bebês com microcefalia nascem com o perímetro cefálico menor que a média e a malformação causa deficiências do desenvolvimento da criança e também foi registrada, em menor número, no Rio Grande do Norte e Paraíba.

Com a malformação, os bebês nascem com o perímetro cefálico menor que a média.

A principal suspeita é que o aumento dos casos tenha sido causado com o surto de zika vírus que aconteceu neste ano e atingiu, principalmente, os estados do Nordeste. Neste ano foram 141 casos em 55 dias, a maioria registrada a partir de outubro. Um número 15 vezes maior que a média apresentada entre 2010 e 2014, quando era nove casos por ano.

De acordo com o Estadão, até o início desta semana, o Rio Grande do Norte havia registrado 10 bebês nascidos com a malformação e outras 11 gestantes já receberam o diagnóstico. Segundo o infectologista Kleber Luz, 70% das gestantes apresentaram manchas pelo corpo e coceira nos primeiros meses de gestação.

Com o decreto de emergência, um grupo de especialistas será criado para investigar a causa do aumento de casos.
(...)
Da Tribuna do Norte, 11/11/2015,16:12 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário