PERGUNTAR NÃO OFENDE
Pergunta - Qual o objeto da psiquiatria?
Resposta - O objeto da psiquiatria é a mente.
P- E o que é a mente?
R- A mente é um construto teórico envolvendo múltiplos saberes. Por esse motivo não há um consenso sobre "o que é a mente". Importa compreender que ela não é uma "coisa", não sendo possível visualizá-la, medi-la, etc. Ninguém nunca "viu" a mente de alguém. Para fins de pesquisa e intervenção prática (clínica), ela é um conjunto de processos subjetivos diretamente lincados com o ambiente social. Dito de outro modo, não existe a mente e depois o "social" e sim a dimensão social como constitutiva da mente. Se se pode falar de "essência", a mente é essencialmente composta de mil tipos de relações (sociais, familiares, humanas, institucionais, cósmicas, etc), todas incidindo no que se chama subjetividade. A subjetividade, portanto, vem de fora, vem do mundo.
P- E como a psiquiatria pesquisa e intervém sobre a mente?
R- Infelizmente, a psiquiatria oficial, biológica, acadêmica, manicomial, não pesquisa a mente. Não produz conhecimento. Quanto à intervenção prática, ela o faz sobre o cérebro e o comportamento social. O primeiro, ela acredita fazer funcionar melhor. O segundo, ela acredita controlar.
P- Não entendi. Então, o objeto "dessa" psiquiatria não é a mente?
R- Não, não é.
A.M.
P.S. - texto revisado e republicado.
E o que é a alma?
ResponderExcluirEla é/está além da mente?
Eu acredito que sejam sinônimos usados em áreas distintas... Como "alma" tem uma conotação religiosa, a ciência costuma rejeita-la.
ResponderExcluir