sexta-feira, 16 de agosto de 2019

ONDE ESTÁ O MOVIMENTO

O teatro é o movimento real e extrai o movimento real de todas as artes que utiliza.
Eis o que nos é dito: este movimento, a essência e a interioridade do movimento, é a
repetição, não a oposição, não a mediação. Hegel é denunciado como aquele que propõe
um movimento do conceito abstrato em vez do movimento da Physis e da Psiquê. Hegel
substitui a verdadeira relação do singular e do universal na Ideia pela relação abstrata do
particular com o conceito em geral. Ele permanece, pois, no elemento refletido da
"representação", na simples generalidade. Ele representa conceitos em vez de dramatizar
Idéias: faz um falso teatro, um falso drama, um falso movimento. É preciso ver como
Hegel trai e desnatura o imediato para fundar sua dialética sobre esta incompreensão e
para introduzir a mediação num movimento que é apenas o movimento de seu próprio
pensamento e das generalidades deste pensamento. As sucessões especulativas
substituem as coexistências; as oposições vêm recobrir e ocultar as repetições. Quando,
ao contrário, se diz que o movimento é a repetição e que é este nosso verdadeiro teatro,
não se está falando do esforço do ator que "ensaia repetidas vezes" enquanto a peça ainda
não está pronta. Pensa-se no espaço cênico, no vazio deste espaço, na maneira como ele é
preenchido, determinado por signos e máscaras através dos quais o ator desempenha um
papel que desempenha outros papéis; pensa-se como a repetição se tece de um ponto
relevante a um outro, compreendendo em si as diferenças. (Quando Marx também critica
o falso movimento abstrato ou a mediação dos hegelianos, ele próprio é levado a uma
idéia essencialmente "teatral", idéia que ele mais indica que desenvolve: na medida em
que a história é um teatro, a repetição, o trágico e o cômico na repetição formam uma
condição do movimento sob a qual os "atores" ou os "heróis" produzem na história algo
efetivamente novo.) O teatro da repetição opõe-se ao teatro da representação, como o
movimento opõe-se ao conceito e à representação que o relaciona ao conceito. No teatro
da repetição, experimentamos forças puras, traçados dinâmicos no espaço que, sem
intermediário, agem sobre o espírito, unindo-o diretamente à natureza e à história;
experimentamos uma linguagem que fala antes das palavras, gestos que se elaboram
antes dos corpos organizados, máscaras antes das faces, espectros e fantasmas antes dos
personagens  todo o aparelho da repetição como "potência terrível". 
(...)

G. Deleuze in Diferença e Repetição, 1968

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