sábado, 10 de dezembro de 2016

SERÁS UM MILITANTE

(...)
Diferente de Epicteto, Platão, Sêneca e vários outros, a filosofia cínica não procura a calma, a paz, o sossego. O deus que descansou no sétimo dia era o dos cristãos, não o de Diógenes. A vida soberana só pode ser verdadeiramente soberana se torna-se militante. Uma resistência ativa, de denúncia. Uma luta em campo aberto, agressivo, contra vários inimigos.

Os cínicos fazem questão de lembrar que você está no mundo, e mesmo se escondendo continua nele. Onde está o prazer da luta, do debate? “Viverás como um militante” implica não se esconder, não deixar-se levar pelos medos e pela mediocridade. Não cair em um conformismo, não render-se, não baixar as armas.

Os ensinamentos cínicos nos ensinam que a filosofia é uma arma, uma ferramenta que desmonta os valores vigentes para criar novos. Tal como nas artes marciais, instrumentos simples se tornam armas fatais na mão de pessoas treinadas. Ação e pensamento tornam-se um só (isso acontece quando se pensa corretamente). Contra todo filósofo de academia falando baixo para surdos, os cínicos gritam no meio da praça até alguém ouvi-lo. Ninguém mergulha no cinismo sem tornar-se um militante, um delator, um filósofo pleno.
(...)

Rafael Trindade, do blog "Razão Inadequada"

Nenhum comentário:

Postar um comentário