domingo, 14 de janeiro de 2018

SEM CONTROLE 
(para Lucas e Saul, pensadores)

Mais que nunca, os tempos atuais (tecnológicos), trazem a questão da verdade. É bom lembrar que o autor-instigador de grandes suspeitas (F. Nietzsche) não questiona verdades, mas sim o próprio conceito de verdade. Daí, o funcionamento prático das ditas verdades vir ligado aos poderes que regem o mundo. Eles fabricam verdades, inclusive você que está me lendo agora. Portanto, em quem ou em que acreditar? Quais verdades "colam?". É fácil constatar que uma profusão delirante de signos de comunicação/informação é interiorizada como subjetividade amestrada e consumidora. Desse modo, para além das formas arcaicas de dominação explícita (a escravatura, por ex.) , os tempos internéticos estão afinados com modalidades políticas de controle "por dentro" das pessoas, atuando diretamente na formatação subjetiva dos seus valores e crenças. Lógica do sentido. Seria possível se perguntar "o que é viver?". Na contra-corrente da Opinião do senso comum e do bom senso, o pensamento necessita fazer valer o ato de pensar como ato de criar. Ato de resistência. Isto se dá fora da consciência, da razão e da organização do eu. Uma loucura. 

A.M.

3 comentários:

  1. Loucos estão aqueles que acreditam que o globo existe. Não passarão! O mundo está acordando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O modelo terra plana é são: em cima é em cima, embaixo é embaixo, chão é chão, céu é céu, um sintoma de saúde mental. O modelo globular, com gente de cabeça pra baixo em continentes distantes, onde existe uma imaginaria força (gravidade) que segura edifícios mas não segura uma leve borboleta nem um balão, esse sim merece internação e supervisão médica.

      Excluir
  2. O globo é como a mentira medieval dos abismos em alto-mar, para nos impedir de descobrir novas terras e continentes, como fizeram com navegadores antigos. Uma força domesticadora e anti-viril - como uma jaula globular "psicológica"... Porém, antes que eu me esqueça, cadê a curvatura?

    ResponderExcluir