terça-feira, 2 de agosto de 2011

PRODUZIR INCONSCIENTE

O inconsciente, como uma espécie de reservatório permanente, como algo "dado", do qual promanam os fenômenos mentais e ao qual revertem eternamente, difere do significado que eu aqui lhe atribuo. O inconsciente é um reservatório continuamente enchido e esvaziado pelos "indivíduos criadores". foi criado por eles e, portanto, pode ser desfeito e substituído".

J.L. Moreno - do livro Psicodrama


Para a psicanálise, pode-se dizer que há sempre desejos demais. Para nós, ao contrário, não há nunca desejos o bastante. Não se trata, pôr um método ou outro, de reduzir o inconsciente; trata-se, para nós, de produzir inconsciente: não há inconsciente que estaria já por aí. O inconsciente deve ser produzido politicamente, economicamente, historicamente. A questão é: em que lugar, em quais circunstâncias, com o auxílio de que acontecimentos, pode haver produção de inconsciente?

G. Deleuze - Cinco proposições sobre a psicanálise

Um comentário:

  1. Sinceramente, eu vou falando, falando, falando, o povo vai se espantando, se afastando, se assustando e eu vou continuando, continuando, continuando. Não estou nem aí. Estou dentro da liberdade de expressão. Ninguém pode calar a minha boca. Não incorro em nenhum crime, não atinjo ninguém em específico. E por aí vai. O blog está lá, fervendo como numa sopa revolucionária. Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir