domingo, 24 de dezembro de 2017

ESSES JOVENS

Um levantamento feito pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) revela que a população carcerária do estado é extremamente jovem. Os dados, divulgados pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, apontam que 59% dos 51.007 presos têm de 18 a 29 anos. São 30.053 encarcerados nessa faixa etária, o equivalente à população do município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

Para a advogada Kátia Lopes, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, o perfil é um reflexo da falta de políticas públicas, principalmente dentro das comunidades do Rio.

— São meninos novos e pobres que só têm como referência os traficantes. Sem uma política pública que dê uma opção de escolha para esses jovens, eles acabam indo para a vida do crime. Fico me perguntando qual será o futuro dessa juventude presa. Se a falta de política persistir dentro do sistema prisional, todos continuarão sem opção, e o destino será continuar na vida criminal. O sistema que temos hoje só qualifica esses jovens para o crime, não oferece oportunidades. É necessário dar essa possibilidade a eles. A Vara de Execuções Penais está nos apoiando nisso — analisou.
(...)

Carolina Heringer, Extra, 24/12/2106, 10:49 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário