segunda-feira, 10 de junho de 2019

SOBRE O NEOLIBERALISMO


Por que dizer que existe um “Novo Liberalismo”? Bom, não podemos dizer que o Neoliberalismo é uma evolução natural do Liberalismo. Muito pelo contrário, ele muitas vezes faz questão de mostrar as limitações das ideias liberais clássicas.

Precisamos aceitar que o neoliberalismo sucede o liberalismo. Mas de que maneira? Ora, realizando um aprofundamento de certas ideias e uma modificação de outras. Trata-se de um liberalismo com nova cara, mais agressiva talvez, mais ousada. Ele é diferente! Trara-se agora de uma intervenção tanto mais pesada quanto mais imperceptível.

Dentre seus objetivos está a imposição de relações estritamente mercantis: alguns o chamam de fundamentalismo de mercado. Ou seja, tudo estará dentro da lógica mercantil de compra e venda, concorrência, preços, dinheiro. Isso nós já sabíamos: confiança e amor obsessivo pelo livre empreendimento.

Mas o que se abandona aqui agora é a “Fobia de Estado”. Para começar a pensá-lo como instrumento de intervenção possível. Agora passa a ser função do Estado estabelecer continuamente as condições de concorrência. Ele deve intervir sempre que necessário para fazer as engrenagens da economia continuar girando com máxima eficiência.

Ou seja, é como se a sociedade não fosse suficientemente capitalista e precisasse o tempo todo de intervenções estatais para manter uma racionalidade mercantil e competitiva. O neoliberalismo quer fazer o capitalismo continuar funcionando, nem que seja na marra!

Dito de outra maneira: é como se as pessoas ainda não estivessem preparadas suficientemente para o capitalismo! É como se as subjetividades para este sistema ainda não estivessem prontas. Pensando desta maneira, é preciso mudar o próprio homem, não o sistema! Adaptar a subjetividade moderna para um modelo econômico vigente.

Podemos dizer, pura e simplesmente, que o neoliberalismo é uma governamentalidade cujo objetivo é conduzir a conduta dos homens de modo a pensá-los como empresas, como capital humano, como empreendedores de si mesmos em busca de crescimento e conquistas econômicas.

O neoliberalismo é precisamente o desenvolvimento da lógica do mercado como lógica normativa generalizada, desde o Estado até o mais íntimo da subjetividade”

O Nascimento da Biopolítica se dá, para Foucault, como o conjunto de estratégias que nascem com o liberalismo e se aprofundam com o neoliberalismo. Colocando certos valores em detrimento de outros: individualismo extremo, desempenho contínuo, risco sempre assumido, concorrência infinita, etc.
(...)

Rafael Trindade, do site Razão inadequada

Nenhum comentário:

Postar um comentário