quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

QUAL  LIBERDADE?

A liberdade não é uma reação, nem tão pouco uma escolha. É pretensão do ser humano achar que, por ter escolha, ele é livre. A liberdade é pura observação sem direção, sem medo de punição e recompensa. A liberdade é sem nenhum motivo, a liberdade não está no fim da evolução humana, mas se encontra no primeiro passo da sua existência. Pela observação, a pessoa começa a descobrir a falta de liberdade. A liberdade é encontrada no estar atento, sem escolha, à nossa existência e atividades diárias.
(...)
Jiddu Krishnamurti

Um comentário:

  1. Há escolha e escolha. O caminho, a forma, o jeito que se escolhe pode sinalizar um conceito individual de liberdade. O que é ser livre? Tem gente que se sente livre nas prisões e existem aqueles que se sentem totalmente aprisionados, mesmo estando em campos verdejantes.
    E o que dizer daqueles de quem foi retirada a liberdade de estarem atentos, cujas mentes cheias de estratos inconscientes não lhes permitiram nem a escolha nem a observação?
    Ao meu ver a liberdade é uma SENSAÇÃO íntima de um ser revestido de desejos e sonhos, que busca, simplesmente, viver sem punição nem recompensa.
    Abaixo o terrorismo afetivo.

    ResponderExcluir