Qual equipe?
Seja um Caps: uma equipe técnica em saúde mental, para ser competente, resolutiva, e acima de tudo, criativa, implica: 1-numa relação não-hierarquizada entre os seus segmentos técnicos;2-num trabalho incessante de auto-gestão e auto-análise enquanto grupo;3-numa crítica ativa ao modelo biomédico que assola a clínica psicopatológica;4-num posicionamento ético-político a favor do paciente;5-num combate a todas as formas de corporativismo profissional; 6-numa prática de defesa do trabalhador em saúde (condições de trabalho e salários).
São 6 ítens que podem se desdobrar em tantos outros, na medida em que haja produção e despsiquiatrização da Clínica. Esta se encontra no começo e no fim. Por isso, resume a questão.
Antonio
Assino embaixo. Interessantíssimo desdobrar que esse tipo de equipe não ficaria restrita a um âmbito de atuação conhecido como CAPS. Acho que é nisso que reside o "pulo do gato". Uma equipe desse tipo, ainda que atuando em uma organização chamada CAPS, dentro de um estabelecimento (o nome do CAPS) em funcionamento, acaba estendendo seu ramo de ação para o campo da Saúde Mental, em seu sentido mais amplo.
ResponderExcluir