segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Eu nasci para estar calado. Minha única vocação é o silêncio. Foi meu pai que me explicou: tenho inclinação para não falar,um talento para apurar silêncios. Escrevo bem, silêncios, no plural. Sim, porque não há um único silêncio. E todo o silêncio é música em estado de gravidez. Quando me viam, parado e recatado, no meu invisível recanto, eu não estava pasmado. Estava desempenhado, de alma e corpo ocupados: tecia os delicados fios com que se fabrica a quietude. Eu era um afinador de silêncios.
(...)

Mia Couto

2 comentários:

  1. “Tenho dificuldade de entrar numa sala cheia de gente e dizer qualquer coisa. Não gosto. Não gosto de fazer conferência. Não gosto de discurso, não tenho a empostação de voz necessária, não tenho a presença de espírito. Geralmente, tenho respostas muito boas em 24 horas depois.
    (...)” - Carlos Drummond de Andrade -

    Penso q silêncios como os descritos no texto acima de Mia Couto são maravilhosos, diferentes dos silêncios de quem tem boas respostas somente após 24hs ou pior só com o passar de décadas, ou então pior ainda sofrem sem achar nenhuma resposta...

    Alguns apelos:

    aos nutricionistas, seria possível vocês perceberem a fila de quem tá a procura de alimentos?, mas q ñ encontram ao menos água potável, pensando nisso, será q podem maneirar nas dietas como por exemplo de 4 à 12 ovos diários somente pra um ser humano?, quando tantos passam fome, a propósito há mais ou menos uma década passada, período do modismo de ñ consumir gemas de ovo, eu lotei somente com gemas, 2 caixas plásticas com 2L de capacidade cada uma delas, ñ aceitei o modismo da época ñ!, ñ fui eu quem consumiu somente as claras dos ovos ñ!, mas eu era o pilar na minha casa, em vão tentei encontrar quem pudesse reciclar essas gemas as quais estavam sendo congeladas no meu freezer, ñ conseguindo é claro!, foi em vão!, ninguém tava se preocupando em jogar as gemas fora ñ!, ...

    aos homens práticos, poderiam usar o sabonete até o final?, existem muitos sem água pra um banho, tampouco ter o prazer de usar ao menos a fração do seu sabonete a qual foi jogada no lixo, e, sabe?, que o planeta irá lhe agradecer...

    aos homens e mulheres os quais sentem-se como um Sansão, se assim desejarem ñ cortem ñ!, os seus cabelos, pois parte da sua força vital poderá ser esvaída..., única e séria desvantagem aí é pro planeta, pois cabelos grandes necessitam duma quantidade maior de cosméticos...


    Como são infindos os meus apelos darei uma trégua, agradecendo muitíssimo se estes acima foram postados...

    ResponderExcluir
  2. Covardia?, esquecimento?, só sei q omiti expressar me sentindo um estorvo pro planeta todas às vezes em q vou lavar os meus longos cachos..., haha

    ResponderExcluir