domingo, 12 de junho de 2011

O psiquiatra é médico, eis um truismo útil. Por que? Porque, na psiquiatria, um a priori de poder funciona na relação com o paciente e impõe uma tecnologia de controle. Apesar disso,a história da psiquiatria oficial construiu a díade do atendimento sob o manto apaziguador da  Ciência.

Antonio Moura - do livro " Trair a psiquiatria", a ser publicado.

3 comentários:

  1. "Com isto não quero dizer de modo algum que a soberania deixou de desempenhar um papel a partir do momento que a arte de governo começou a tornar-se ciência política. Diria mesmo o contrário: nunca o problema da soberania foi colocado com tanta acuidade como neste momento." (Michel Foucault, Microfísica do Poder, Texto Governamentalidade, pg. 290)

    ResponderExcluir
  2. Escapam pacientes e estudantes. O caminho é árduo. É mais fácil e imediato para os mercenários. Quem não se enquadra, é acomodado. E a valorização adequada de cada um só depende do dinheiro. Ninguém medirá uma reputação pelas renúncias ideológicas, a não ser você mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Também, caro estudante, caro paciente, não espere nada de ninguém, nem mesmo dos mais próximos; pois, os mais próximos terão, muito provavelmente, uma apreensão inadequada do fenômeno. Podem lhe hiperestimar ou hiporestimar, apesar de que, sempre dará forças. Mas, o incentivo não é suficiente. É preciso se acostumar com o lixo reciclável, sentir seu cheiro e erguer a cabeça, com a mente voltada para a transitoriedade de tudo, até mesmo de si mesmo.

    ResponderExcluir