Psiquiatra biológico- s. m. /f. - (antes chamado de "orgânico") profissional que busca (pesquisa?) alterações/lesões/disfunções em algum setor do organismo físico-químico para explicar/justificar o transtorno mental apresentado. Usa pouco a escuta, a sua fala é breve, objetiva, a entrevista com o paciente é curta (cerca de 15 minutos), adora seguir o roteiro de tabelas insípidas sobre o humor, memória, percepção, inteligência, etc,; a atitude técnica é a de um cientista preocupado com a ciência, truismo que se impõe como dado natural na propedêutica clínica. Desenvolve e cultua uma visão de mundo positivista, onde, óbvio, reina o projeto científico como redenção da humanidade. Odeia a política e despreza a filosofia. O psiquiatra biológico costuma se transmutar em "cidológico" na medida em que erige e cultiva (obsessivamente) a CID-10 como padrão referencial do que ele chama de "transtorno mental". Sobre essa variação semântica, ver também postagem (mês de julho) neste blog em Glossário- letra P. -psiquiatria cido-biológica.
Antonio Moura
Uso o termo "orgânico" referente a uma clínica que tem por base a vida, já que orgânico também remete a formas de vida, a novas formas de vida. No caso dessa psiquiatria biológica, o termo orgânico se refere ao "organismo", objeto da Medicina.
ResponderExcluirOvídio de Sousa Martins, dialogando com o poeta Manuel Bandeira, propõe uma poética de resistência no seu poema Anti-evasão.
ResponderExcluirPara você,Antonio, que não foge para a Pasárgada dos conformados e neutralizados pela insipidez psiquiátrica :
Anti-evasão
Pedirei
Suplicarei
Chorarei
Não vou para Pasárgada
Atirar-me-ei no chão
e prenderei nas mãos convulsas
ervas e pedras de sangue
Não vou para Pasárgada
Gritarei
Berrarei
Matarei
Não vou para Pasárgada.